A diocese esteve em festa com ordenação sacerdotal

O Bispo de Coimbra. D. Albino Cleto presidiu no passado Domingo, dia 18 de Junho, pelas 16 horas, na Sé Nova à ordenação sacerdotal de um novo presbítero da Diocese Pedro Alexandre Pinto dos Santos, natural da paróquia de Almagreira, concelho de Pombal. O novo Padre acabou de concluir os seus estudos no Instituto Superior de Teologia de Coimbra.

Nesta cerimónia de ordenação, com a Sé completamente cheia, concelebraram várias dezenas de presbíteros, entre os quais D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra.

Na homilia, D. Albino Cleto manifestou a sua alegria pela ordenação de mais um sacerdote para a Diocese de Coimbra, apesar de reconhecer a necessidade de mais vocações para a sua diocese. "É preciso procurar semear soluções para a nossa diocese", disse perante várias centenas de fiéis presentes na Sé. "É preciso semear (o Evangelho) na Pastoral das Vocações, na Pastoral Juvenil, mas também, nas famílias", acrescentou o prelado.

ordenacao240.jpg (111551 bytes)

Ao dirigir-se aos cristãos de Almagreira, donde é natural o novo sacerdote, D. Albino disse que as preces do falecido Padre Manuel Marques, antigo pároco daquela localidade, têm sido ouvidas. Apesar de não o ter conhecido pessoalmente, D. Albino lembrou a sua acção pastoral, na procura de novas vocações.

Mais à frente, o Bispo de Coimbra pediu aos cristãos da sua diocese para que permaneçam "confiantes até ao fim" e para continuarem a fazer aquilo que fizeram há um mês atrás, em Fátima, – "semear oração para pedir ao Senhor mais vocações para a nossa diocese".

A partir dos gestos e símbolos litúrgicos o Bispo de Coimbra, apresentou o sentido da ordenação presbiteral e do ministério sacerdotal, ao serviço do desígnio de amor trinitário.

"Jesus Cristo quer servir-se dos teus lábios, das tuas mãos, dos teus talentos para fazer chegar os dons de Deus a cada pessoa. Oferece a tua humanidade como Maria, para que Ele venha ao nosso mundo e o renove", concluiu

A freguesia de Almagreira vai estar em festa no próximo dia 24 de Junho, com a Missa nova do novo presbítero. O Padre Pedro presidirá à Eucaristia na igreja paroquial de Nª Srª. da Graça, pelas 17 horas.

Miguel Cotrim