Notícias diversas

Igreja em Coimbra

Bodas Sacerdotais – O Padre Artur da Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor, Pároco de Carriço e Marinha das Ondas, celebrou 50 anos de sacerdote a 2 de Fevereiro próximo passado, e o Cónego João Lavrador, Pró-Vigário-Geral, celebrou 25 anos de sacerdote, no passado dia 14 de Junho, pelo que, embora tardiamente, lhes apresentamos os parabéns e votos de boa continuação ao serviço da Igreja.Vão celebrar as Bodas de Ouro, no próximo dia 15 de Agosto, os seguintes sacerdotes da nossa diocese:

Cónego Aurélio de Campos, Reitor do Seminário Maior de Coimbra;

Dr. Alfredo Ferreira Dionísio, Vigário Judicial, Director do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica e Pároco de Torres do Mondego;

P. Joaquim Maria da Silva Claro, dispensado do serviço por doença e a residir em Cantanhede;
P. José Carraco dos Reis Marques, Pároco de Montemor-o-Velho;

P.José Carlos de Brito, Pároco de Travanca de Lagos, Lageosa, e Lagos da Beira;

Dr. José de Oliveira Branco, Professor do ISET de Coimbra;

Cónego Manuel Leal Pedrosa, Vigário Geral, Presidente do Cabido, Presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, Director da Livraria Cultura e Fé e Capelão da Universidade de Coimbra.

A todos desejamos boa saúde e fazemos votos de que possam continuar a servir ainda por muitos anos o Povo de Deus.

Obra de Santa Zita – A Obra de Santa Zita, em Coimbra, comemorou, no passado dia 25 de Junho, o encerramento das suas actividades. Como é hábito, procedeu-se nesse dia à entrega de certificados dos cursos de formação familiar. Decorreram algumas intervenções, entre as quais a do dr. Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da direcção da OSZ. Ao fim da tarde desse mesmo dia, houve a actuação do Rancho Infantil "Rosinhas dos barqueiros e lavadeiras" e a inauguração da exposição sobre alguns trabalhos elaborados ao longo do ano pelos formandos.

A Obra de Santa Zita vai iniciar a partir do dia 5 de Julho um Curso de Flores. A duração é de 15 dias úteis e tem os seguintes horários de escolha: Manhã (10 às 12 horas); Tarde (15 às 18 horas); Noite (20 às 22 horas). È uma boa oportunidade para quem quiser aprender a fazer lindas flores, ramos e arranjos ornamentais. Para mais informações poderá contactar através do 219591784 ou 962953905.

Actividades Episcopais

 COM CONFERÊNCIA EPISCOPAL – De segunda a quinta-feira, o Sr. Bispo permaneceu em Fátima, onde participou na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal e acompanhou as Jornadas de Estudo dos Bispos de Portugal.

 INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA – Regressado de Fátima, D. Albino participou, juntamente com os Bispos de Aveiro e Portalegre, na reunião do Conselho Geral do Instituto Superior de Teologia de Coimbra.

 ENCONTROS COM CRISMADOS – No propósito de ajudar na preparação do Sacramento da Confirmação, o Sr. Bispo deslocou-se, durante a semana, a Tábua de Arganil e ali se encontrou com numerosos grupos de Crismandos.

 NAS COOPERADORAS DA FAMÍLIA – Foi na manhã de sexta-feira que o Prelado de Coimbra visitou na cidade o Instituto das Cooperadoras da Família, onde procedeu à bênção da nova capela da sua casa.

 NO SEMINÁRIO DEONIANO – No dia do Sagrado Coração de Jesus os Missionários Deonianos celebram a grande Festa do seu Padroeiro. Para acompanhar as celebrações, D. Albino deslocou-se ao Seminário de Montes Claros, onde presidiu à Eucaristia.

 COM GENTE DA CULTURA – No Instituto Justiça e Paz efectuou-se mais um encontro de gente da cultura, vinda de diversos lados do país. D. Albino acompanhou a primeira parte do encontro.

 NO MOSTEIRO DO LOURIÇAL – Na tarde do dia 24 encerrou-se no Louriçal o IV Centenário do nascimento da Fundadora do Mosteiro, Madre Maria do Lado, de venerável memória. O Sr. Bispo presidiu às celebrações.

 CRISMA EM ARGANIL – Na manhã do último domingo, mais de meia centena de jovens e adultos, vindos das paróquias vizinhas de Arganil e Coja, receberam o Crisma na primeira daquelas terras. Presidiu o Sr. D. Albino.

 EM LEIRIA – A fim de participar na entrada solene do novo Bispo, D. António Marto, D. Albino deslocou-se a Leiria na tarde de domingo.

 

Notícias de toda a parte

Arca de Noé – Uma galeria escavada numa montanha das ilhas norueguesas de Svalbard, no Árctico, vai albergar uma «arca de Noé» vegetal com milhões de sementes de todo o mundo para assegurar a sua conservação em caso de catástrofe natural ou humana.

Células estaminais – Nos últimos três anos, mais de 11.600 portugueses quiseram fazer uma espécie de seguro de vida para os filhos recém-nascidos e decidiram congelar o sangue do cordão umbilical. O método permite salvaguardar as preciosas células estaminais ali presentes, que poderão mais tarde ser utilizadas pela própria criança, em caso de necessidade de terapia celular no tratamento de doenças como a leucemia.

Reformas – Do total das aposentações de velhice que ocorreram em 2006, perto de metade (48,2%) continuaram a ser de indivíduos com menos de 65 anos de idade. Os números publicados mostram que, no final de 2005, havia um pouco mais de 1,7 milhões de aposentados de velhice.
Ambiente – Uma empresa britânica, a Belu, criou uma garrafa biodegradável, que pode ser uma alternativa mais limpa às tradicionais garrafas de plástico - que levam pelo menos 100 anos para se decompor.

Incêndios – A partir do próximo dia 1 de Julho, no terreno vai estar o mais numeroso dispositivo de sempre de detecção e combate a incêndios florestais. No total, a denominada Fase Charlie (que abarca o período de Julho a Setembro) prevê a mobilização de 7.762 elementos, 5.059 dos quais bombeiros.

Os táxis deverão deixar, a curto prazo, de usar gasóleo para passarem a consumir gás natural. A reconversão da frota nacional para gás natural é uma das medidas previstas no PNAC – Programa Nacional para as Alterações Climáticas, tendo por objectivo a redução das emissões de CO2.

Ratos que vivem em esgotos e fazendas têm sistemas imunológicos melhores que os que brincam em laboratórios assépticos, indicam dois estudos. Esses trabalhos dão mais peso à teoria de que o saneamento radical do mundo desenvolvido pode ter parte da culpa pelo disparar no número de casos de alergia e asma entre humanos, e de algumas doenças como diabetes tipo I e artrite reumatóide.

DNA – Mais de 3 milhões de pessoas no mundo dizem ser descendentes de Confúcio, pai do pensamento tradicional chinês. A partir de agora, um novo teste de DNA identificará os impostores, informou a agência "Xinhua". Os cientistas não explicaram como obtiveram uma amostra da sequência genética do filósofo chinês para compará-la com a de seus potenciais descendentes.

O vírus da gripe das aves (H5N1) transmite-se de pessoa a pessoa. As autoridades de saúde falam numa "ligeira mutação" do vírus que provocou a morte de sete pessoas de uma família da ilha de Sumatra, na Indonésia, mas afastam a possibilidade de se estar perante o início de uma epidemia à escala mundial.