Notícias diversas
Igreja em Coimbra
Bodas Sacerdotais
O Padre Artur da Silva, da Congregação do Santíssimo Redentor, Pároco de Carriço e Marinha das Ondas, celebrou 50 anos de sacerdote a 2 de Fevereiro próximo passado, e o Cónego João Lavrador, Pró-Vigário-Geral, celebrou 25 anos de sacerdote, no passado dia 14 de Junho, pelo que, embora tardiamente, lhes apresentamos os parabéns e votos de boa continuação ao serviço da Igreja.Vão celebrar as Bodas de Ouro, no próximo dia 15 de Agosto, os seguintes sacerdotes da nossa diocese:Cónego Aurélio de Campos, Reitor do Seminário Maior de Coimbra;
Dr. Alfredo Ferreira Dionísio, Vigário Judicial, Director do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica e Pároco de Torres do Mondego;
P. Joaquim Maria da Silva Claro, dispensado do serviço por doença e a residir em Cantanhede;
P. José Carraco dos Reis Marques, Pároco de Montemor-o-Velho;
P.José Carlos de Brito, Pároco de Travanca de Lagos, Lageosa, e Lagos da Beira;
Dr. José de Oliveira Branco, Professor do ISET de Coimbra;
Cónego Manuel Leal Pedrosa, Vigário Geral, Presidente do Cabido, Presidente da Comissão Diocesana de Arte Sacra, Director da Livraria Cultura e Fé e Capelão da Universidade de Coimbra.
A todos desejamos boa saúde e fazemos votos de que possam continuar a servir ainda por muitos anos o Povo de Deus.
Obra de Santa Zita
A Obra de Santa Zita, em Coimbra, comemorou, no passado dia 25 de Junho, o encerramento das suas actividades. Como é hábito, procedeu-se nesse dia à entrega de certificados dos cursos de formação familiar. Decorreram algumas intervenções, entre as quais a do dr. Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e da direcção da OSZ. Ao fim da tarde desse mesmo dia, houve a actuação do Rancho Infantil "Rosinhas dos barqueiros e lavadeiras" e a inauguração da exposição sobre alguns trabalhos elaborados ao longo do ano pelos formandos.A Obra de Santa Zita vai iniciar a partir do dia 5 de Julho um Curso de Flores. A duração é de 15 dias úteis e tem os seguintes horários de escolha: Manhã (10 às 12 horas); Tarde (15 às 18 horas); Noite (20 às 22 horas). È uma boa oportunidade para quem quiser aprender a fazer lindas flores, ramos e arranjos ornamentais. Para mais informações poderá contactar através do 219591784 ou 962953905.
Actividades Episcopais
COM CONFERÊNCIA EPISCOPAL De segunda a quinta-feira, o Sr. Bispo permaneceu em Fátima, onde participou na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal e acompanhou as Jornadas de Estudo dos Bispos de Portugal.
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA Regressado de Fátima, D. Albino participou, juntamente com os Bispos de Aveiro e Portalegre, na reunião do Conselho Geral do Instituto Superior de Teologia de Coimbra.
ENCONTROS COM CRISMADOS No propósito de ajudar na preparação do Sacramento da Confirmação, o Sr. Bispo deslocou-se, durante a semana, a Tábua de Arganil e ali se encontrou com numerosos grupos de Crismandos.
NAS COOPERADORAS DA FAMÍLIA Foi na manhã de sexta-feira que o Prelado de Coimbra visitou na cidade o Instituto das Cooperadoras da Família, onde procedeu à bênção da nova capela da sua casa.
NO SEMINÁRIO DEONIANO No dia do Sagrado Coração de Jesus os Missionários Deonianos celebram a grande Festa do seu Padroeiro. Para acompanhar as celebrações, D. Albino deslocou-se ao Seminário de Montes Claros, onde presidiu à Eucaristia.
COM GENTE DA CULTURA No Instituto Justiça e Paz efectuou-se mais um encontro de gente da cultura, vinda de diversos lados do país. D. Albino acompanhou a primeira parte do encontro.
NO MOSTEIRO DO LOURIÇAL Na tarde do dia 24 encerrou-se no Louriçal o IV Centenário do nascimento da Fundadora do Mosteiro, Madre Maria do Lado, de venerável memória. O Sr. Bispo presidiu às celebrações.
CRISMA EM ARGANIL Na manhã do último domingo, mais de meia centena de jovens e adultos, vindos das paróquias vizinhas de Arganil e Coja, receberam o Crisma na primeira daquelas terras. Presidiu o Sr. D. Albino.
EM LEIRIA A fim de participar na entrada solene do novo Bispo, D. António Marto, D. Albino deslocou-se a Leiria na tarde de domingo.
Notícias de toda a parte
Arca de Noé
Uma galeria escavada numa montanha das ilhas norueguesas de Svalbard, no Árctico, vai albergar uma «arca de Noé» vegetal com milhões de sementes de todo o mundo para assegurar a sua conservação em caso de catástrofe natural ou humana.Células estaminais
Nos últimos três anos, mais de 11.600 portugueses quiseram fazer uma espécie de seguro de vida para os filhos recém-nascidos e decidiram congelar o sangue do cordão umbilical. O método permite salvaguardar as preciosas células estaminais ali presentes, que poderão mais tarde ser utilizadas pela própria criança, em caso de necessidade de terapia celular no tratamento de doenças como a leucemia.Reformas
Do total das aposentações de velhice que ocorreram em 2006, perto de metade (48,2%) continuaram a ser de indivíduos com menos de 65 anos de idade. Os números publicados mostram que, no final de 2005, havia um pouco mais de 1,7 milhões de aposentados de velhice.Incêndios
A partir do próximo dia 1 de Julho, no terreno vai estar o mais numeroso dispositivo de sempre de detecção e combate a incêndios florestais. No total, a denominada Fase Charlie (que abarca o período de Julho a Setembro) prevê a mobilização de 7.762 elementos, 5.059 dos quais bombeiros.Os táxis
deverão deixar, a curto prazo, de usar gasóleo para passarem a consumir gás natural. A reconversão da frota nacional para gás natural é uma das medidas previstas no PNAC Programa Nacional para as Alterações Climáticas, tendo por objectivo a redução das emissões de CO2.Ratos
que vivem em esgotos e fazendas têm sistemas imunológicos melhores que os que brincam em laboratórios assépticos, indicam dois estudos. Esses trabalhos dão mais peso à teoria de que o saneamento radical do mundo desenvolvido pode ter parte da culpa pelo disparar no número de casos de alergia e asma entre humanos, e de algumas doenças como diabetes tipo I e artrite reumatóide.DNA
Mais de 3 milhões de pessoas no mundo dizem ser descendentes de Confúcio, pai do pensamento tradicional chinês. A partir de agora, um novo teste de DNA identificará os impostores, informou a agência "Xinhua". Os cientistas não explicaram como obtiveram uma amostra da sequência genética do filósofo chinês para compará-la com a de seus potenciais descendentes.O vírus da gripe
das aves (H5N1) transmite-se de pessoa a pessoa. As autoridades de saúde falam numa "ligeira mutação" do vírus que provocou a morte de sete pessoas de uma família da ilha de Sumatra, na Indonésia, mas afastam a possibilidade de se estar perante o início de uma epidemia à escala mundial.