Irmãs Clarissas do Louriçal

 

Como já informámos, o Convento do Louriçal, da Comunidade das Irmãs Clarissas do Desagravo, está a celebrar os seus 300 anos de história. As obras iniciaram-se a 9 de Março de 1690 e prosseguiram no reinado D. João V, que fora beneficiado com a cura de uma doença grave, sendo concluídas em 1708.
No passado dia 23 de Novembro iniciaram-se as comemorações com apresentação oficial da edição fac-simile do livro "História do Real Convento do Louriçal" (1750), da autoria do Padre Manuel Monteiro.

Vindas as Fundadoras do Convento do Calvário, de Évora, foram recebidas no Louriçal por D. António de Vasconcelos e Sousa, Bispo de Coimbra, clero e muito povo, no dia 8 de Maio de 1709. Nesta data, as Escravas do Santíssimo Sacramento, comunidade iniciada por Maria do Lado, natural do Louriçal, integraram-se na Ordem de Santa Clara.

lourical353.jpg (156844 bytes)

O Convento do Louriçal resistiu à fúria das invasões francesas, das leis liberais e republicanas que ditaram o exílio das suas Religiosas (1910/1928). Apesar de tudo, ergue-se, ainda hoje, majestoso a contar a sua história de três séculos, entretecida à sombra do sacrário, com feitos de amor e fé.

Poderá obter mais informações em: http://www.clarissaslourical.com/

As comemorações prosseguirão em 2009, como segue:
Dia 11 de Janeiro – 15,00h – Adoração Eucarística, seguida da Conferência: «A Origem da Instituição do Recolhimento do Louriçal», por Frei José Silvestre dos Ramos Silva
Dias 13, 14, 15, 16 de Janeiro: Triduo e Festa do Desagravo, às 18,30h – Adoração Eucarística e Missa.
Dia 25 de Janeiro – 15,00h – Adoração Eucarística seguida da Conferência: «D. Pedro II» por Maria Paula Marçal Lourenço.
De 25 de Janeiro a 1 de Março de 2009 decorrerá em Vila Pouca da Beira uma exposição documental referente ao Convento do Louriçal.
Exposições documentais e outros eventos surgirão durante o ano 2009, no Louriçal ou outros locais que estão relacionados com o Convento do Louriçal.