Encontro Mundial das famílias

A primeira viagem apostólica do Papa Bento XVI à Espanha será a Valência, para encerrar o V Encontro Mundial das Famílias, que acontece de 1 a 9 de Julho. Hoje, Domingo, o Papa presidirá à Missa de encerramento.

Bento XVI realçará o desafio da transmissão da fé às novas gerações. «A transmissão da fé na família» é, de facto, o tema do encontro, segundo explica o arcebispo Piero Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, numa nota na qual aprofunda o «significado da visita apostólica», a terceira de carácter internacional deste pontificado. E nesse texto recorda que, sobre o mesmo tema, a Conferência Episcopal Espanhola, em sua 86ª Assembleia Plenária, dirigiu uma mensagem em 31 de Março de 2006 insistindo em que «a transmissão da fé encontra na família uma rede de comunicação, afecto e exigência que permite torná-la vida».

familias242.jpg (65308 bytes)

«No âmbito das relações pessoais, produz-se o despertar religioso que tão dificilmente se consegue em outras circunstâncias – observou então o episcopado espanhol. Igualmente, é um lugar privilegiado para aprender a oração. Na família, a oração se une aos acontecimentos da vida, quotidianos e especiais. A oração familiar é germe e início do diálogo de cada homem com Deus.»

Por outro lado, a própria família, como igreja doméstica, está indicando a todo o povo de Deus como devemos entender a comunhão eclesial que o anima. Porque a Igreja é uma família: a família dos filhos de Deus, onde nos reúne uma fraternidade que se baseia na paternidade divina e na maternidade eclesial, onde cada membro é valorizado pelo que é e não pelo que faz ou tem.

A celebração da Eucaristia será o momento culminante do Encontro com Papa. Espera-se que mais de um milhão de pessoas participe dessa celebração.

E o Papa aproveitará uma vez mais para saudar as famílias e as motivar a cumprirem bem a sua missão. Disso dependerá o futuro das novas gerações.