Artigos diversos

O evangelho das obras

É necessário comunicar o Evangelho pela palavra, mas é ainda mais importante dar testemunho da Palavra de Deus, através das boas obras.

De fé sabemos muito! Todos sabemos o que Jesus nos ensinou. Mesmo muitos que nunca frequentaram a catequese. Mas praticar o que Ele nos mandou, isso é outra coisa.

Ouçamos mais uma vez o que escreveu S. Tiago: «A fé sem obras é morta». E o próprio Jesus afirmou: Nem todo o que me diz "Senhor, Senhor!" entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai... (Mateus 7, 26 e 27) Que sabemos nós do "Evangelho das obras"? Como o traduzimos em actos concretos?

Bem sabemos que há acções que falam mais alto do que milhões de palavras ditas. Há atitudes, gestos, obras que falam mais alto do que todas as palavras que se possam dizer.

Que fez Jesus? Ajudou as pessoas necessitadas: visitou e curou doentes, amparou pessoas em desespero, exerceu compaixão activa, aliviando dores, alimentando famintos, libertando cativos (cativos de medos, de preconceitos, de fantasmas, de fardos pesados...). Ou seja, como lemos em Lucas 4, 18 e 19: «curou desanimados, libertou os cativos, deu vista aos cegos, aliviou os oprimidos»

Ele mesmo convidava: «Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.»

Pergunto: Porque é que há tanta incredulidade nos dias de hoje? Porque as pessoas vivem egoisticamente fechadas em si. Porque têm preguiça de amar a Deus e ao próximo. «Sou cristão não praticante», ouvimos volta e meia. Podíamos retorquir. O demónio também acredita em Deus mas não cumpre os Seus Mandamentos.

No julgamento final – é Jesus que o diz – seremos julgados pelas obras boas que fizemos ou deixámos de fazer: «Vinde, benditos de meu Pai... porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era estrangeiro e hospedastes-me, estava nu e vestistes-me, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ver-me... Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes!» (Mateus 25, 31 – 46).

Temas de saúde

Sumo de frutas

Os sumos de frutas e de verduras podem ser uma excelente forma de evitar os problemas do mal de Alzheimer, diz um estudo publicado na revista "The American Journal of Medicine".
Uma pessoa que beba pelo menos três copos de sumo por semana tem 76% menos de possibilidades de desenvolver a doença do que se tomasse só um copo, segundo os cientistas do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt (Tennessee).
O mal de Alzheimer é uma doença neurológica, progressiva e incurável, que afecta principalmente os maiores de 65 anos. Seus primeiros sintomas de perda de memória degeneram em demência e podem levar à morte.

sumos248.jpg (38733 bytes)

As conclusões sobre o efeito dos sumos foram extraídas de um estudo realizado com 1.836 pessoas, incluindo uma análise de suas dietas, além das faculdades intelectuais, a cada dois anos, ao longo de um período de 10.
Após considerar factores como fumo, educação, actividade física e consumo de calorias, os cientistas descobriram que beber sumos de vegetais três ou mais vezes por semana resultava em 76% a menos de possibilidades de desenvolver a doença.
E o benefício parece aumentar nas pessoas com carga genética vinculada à doença.

Secção recreativa

ADIVINHA

Sem voz, encanto quem me ouve;

Tenho leito e não durmo;

E como o tempo, corro sempre...

CHARADA COMBINADA

1ª + go = invisual

2ª + zar = orar

3ª + neiro = mês

Fruto

CHARADA EM FRASE

A aragem desta serra é nociva como uma espingarda. 1-1

Solução das anteriores: da adivinha, as telhas, das charadas Coimbra e fotografia.

ANEDOTA DA SEMANA

– Joana, não sei como podes chamar chapéu ao que tens em cima da cabeça!...

– E eu não sei como podes chamar cabeça ao que tens em cima dos ombros!