Artigos diversos
Temas de saúdeEfeitos do café
| Um estudo feito há dias veio confirmar os
efeitos benéficos do café quando tomado em doses adequadas. O especialista em
gastroenterologia Adolfo Francesco Attili, da Universidade La Sapienza, ressaltou a
importância dos resultados porque "podem levar à descoberta de moléculas
protectoras contidas no café, provavelmente antioxidantes", mas lembrou que o
excesso delas pode causar problemas como taquicardia e insónia. Já Alessandra Tavani, do Instituto Mario Negri, uma das autoras do estudo, explicou que quanto maior o consumo de café, menor a presença da enzima gama-glutamil transpeptidase (GGT), também chamada de transferase, que é um dos indicadores da cirrose. |
|
Vários estudos demonstram que, entre os consumidores de álcool, aqueles que bebem
quatro ou mais xícaras de café por dia têm um risco de cirrose cinco vezes menor que
aqueles que não tomam café. O risco de morte por cirrose se reduz em 30% nos pacientes
que consomem muito café.
O mesmo acontece com o hepatocarcinoma, a forma mais frequente de cancro de fígado.
Diversos testes realizados nos últimos anos indicam que o consumo de café reduz o risco
de desenvolver este tipo de tumor, segundo Tavani.
Secção recreativa
ADIVINHA
Há cem anos, mil ou mais
Que sem meu leito deixar
Corro sem desaparecer
Ando sem nunca cansar.
CHARADA COMBINADA
1.ª + gia = sentinela
2.ª + ato = balela
3.ª + ma = folhagem
Animal
CHARADA EM FRASE
Este homem tem mania e causa pena quando salta para a cobertura da casa 2-1.
Solução das anteriores: da adivinha, pé de galo; das charadas, prudência e sobreaviso.
ANEDOTA DA SEMANA
O juiz para o condenado à morte:
Você tem direito a um último desejo. Diga o que quer....
Queria ver os meus netos!
Mas você disse-me que não tinha filhos!!!
Mas quero tê-los!...