Artigos diversos

Colóquio Europeu

Realizar-se-á, de 17 a 22 de Julho, em Erfurt, Alemanha, o Colóquio Europeu de Paróquias. O tema que irá ser abordado é a "Alegria e a esperança rumo a futuro pluralista".

O secretariado Nacional está a organizar a viagem para a participação do maior número possível de portugueses que queiram fazer esta experiência de encontro e de descoberta.

Todos os interessados, sacerdotes, diáconos, leigos(as), religiosos(as) poderão recolher todas as informações, dirigindo-se ao Secretariado Nacional do CEP – Igreja de S. José – 3030-320 Coimbra, pelo Tel. 239712451 ou pior e-mail: igreja.s.jose@mail:telepac.pt.

 

Temas de saúde

A salva

Esta planta típica do mediterrâneo era considerada sagrada pelos gregos e romanos por suas virtudes medicinais. Seu nome vem do latim Salvare, que significa salvar, curar. Outrora era muito usada como desinfectante e assim salvava muita gente de infecções mortais, para as quais não havia outros remédios.
Deve-se escolher as folhas bem verdes com uma fina penugem na superfície. Evite as folhas murchas e amareladas. Para mantê-las mais frescas por algum tempo, guarde as folhas envoltas em toalha de papel humedecida na gaveta de legumes do frigorífico.
A salva é usada para temperar omeletes, manteiga, coelho, sopas, queijos, vinagres, carnes brancas, pato e carneiro. Combina muito bem com o tomate.
Salva179.jpg (69882 bytes)

Uso medicinal: Rica em tanino, a salva ajuda a combater micróbios, como já foi dito acima. Por isso, seu uso é recomendado em casos de gengivites e faringites. Prepare uma infusão de folhas desta planta e faça gargarejos. Além disso, esta erva favorece a digestão.

 

Secção recreativa

ADIVINHA

Quem anda de buraco em buraco

Com as tripas de rasto?

CHARADA COMBINADA

1.ª + na = mulher

2.ª + ca = pau

3.ª + nar = dirigir

4.ª + to = animal

Árvore

CHARADA EM FRASE

Esta bebida que me deram na estrada deu-me força para trabalhar com o arado. 1-2.

SOLUÇÃO DAS ANTERIORES: da adivinha, o relógio; das charadas, Carlota e retrato.

ANEDOTA DA SEMANA

– Para que é este estrume?, pergunta o neto citadino ao avô.

– É para os morangos.

– Cheira tão mal!... A minha mãe põe-lhe é açúcar!